6 de agosto de 2015

Tem Crianças no Terreiro? Empoderem-nas!





Existe coisa mais Linda que crianças em Terreiro de Candomblé?  
Tem Sim! Mais lindo que crianças em terreiro, é criança em terreiro com a consciência de seu lugar no mundo, educada para a continuidade de sua história e certa de sua importância para o futuro de religiosidade afro-brasileira em suas comunidades. 

Infelizmente, nossas crianças ainda são atacadas, constantemente, pelo simples fato de pertencerem a uma religão diferente da imposta pela a sociedade, o que muitas vezes, faz com que a criança de terreiro se esconda, e/ou questione se a crença à ela ensinada é de fato positiva.
Dentre os ambientes sociais que propriciam esses  cruéis ataques, está a escola que "faz vistas grossas", e se omite na defesa das crianças de terreiros. (Pesquisas Explicam)
Nesse aspecto, e em muito outros, nosso sistema de ensino é Nota Zero porque não respeita a laicidade do estado e quase sempre é conivente com a violação de direitos básicos que por eles deveriam ser assegurados para que as crianças se desenvolvam com melhor consciência de seu lugar no mundo. 




É nosso dever, ensinar às crianças de Axé que o candomblé é uma das religiões mais antigas e mais completas da humanidade. 

Além disso, é nosso papel ensinar que, por serem de Axé, nossas meninas e meninos são filhas de filhos de Reis, Rainhas, Caçadores, Curandeiros, Tecnólogos, Alquimistas... São filhos e filhas das forças mais sublimes que a natureza pode gerar.

As crianças de Axé descendem de importantes reinos africanos, isso faz com que sejam Príncipes e Princesas - e têm o direito de serem tratados e educados como tal.

Nosso papel é fazer com que, cada vez mais, meninos e meninas tenham orgulho de falar sobre a religião dos Orixás.


Nossos dever é elevar a auto-estima desses jovens guerreiros e guerreias, para que não sejam vítimas dos crimes de intolerância religiosa, racismo e bullying. Pois ninguém merece ser maltratado por nascer em uma religião tão linda quanto é o candomblé. Ninguém. Muito menos nossas crianças que já nasceram com o poder de perpetuar o reinado da cultura de orixá.




Então, esse é meu recado a você: Pai, Mãe, Vô, Vó, Tio, Tia, Baba/Iyalorisá e família de santo: Não deixe de mostrar para nossas crianças o quão lindo é o candomblé e o quanto nossas crianças são especiais por serem Princesas e Príncipes herdeir@s do Axé.


Leia também: Crianças no Candomblé: 21 Motivos e 21 Imagens


 Roger Cipó © Olhar de um Cipó - Todos os Direitos Reservados / All Copyrights Reserved

Nenhum comentário:

Postar um comentário