11 de novembro de 2015

FLINKSAMPA recebe Palestra sobre Intolerância Religiosa, sexta 13/11 no Memorial da América Latina-SP




Idealizada e organizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras, a FLINKSAMPA – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra chega à sua 3ª edição sob o lema Eu quero respirar!. A frase é uma referência ao direito de existir, de ser negro, de se ver espelhado na sociedade e de contar, de fato, com todos os direitos humanos estabelecidos. O conceito norteará os diversos ciclos de discussões e o espaço para manifestações culturais, que serão realizados nos dias 13 e 14 de novembro, uma semana antes da Semana da Consciência Negra.

No dia 13, às 14:30 o Fotógrafo e pesquisador Roger Cipó participa do evento com a Palestra "Intolerância Religiosa: A Face do Racismo que Mata em Nome de Deus", uma abordagem sobre os perigos do fanatismo religioso e como o racismo brasileiro tem atuado violentamente para Oprimir seguidorxs  das Religiões de Matriz Africana, no Memorial da América Latina, em São Paulo. 
A palestra é gratuita e acontecerá no Espaço Vestibular Zumbi dos Palmares, da FLINKSAMPA. 
Mais Informações e programação completa, clique no link: http://www.flinksampa.com.br/index.php/programacao/32-programacao/227-espaco-vestibular-zumbi-dos-palmares 


Roger Cipó é fotógrafo-pesquisador, educador social, candomblecista e militante contra os crimes de intolerância religiosa e racismo. Suas  produções e pesquisas fotográficas no candomblé e umbanda, tem como objetivo estudar as diversas estruturas que baseiam a sociedade afro religiosa. Em seu trabalho, a fotografia ultrapassa a condição de documentação e assume o papel de instrumento sensibilizador para a desconstrução de conceitos intolerantes amparados pelo racismo, propondo diálogos visuais e de reflexão sobre a verdadeira imagem da pluralidade cultura e arte ritual afro-religiosa. 
Roger Cipó é também idealizador da Organização das Tradições Ancestrais Africanas - O.T.A, coletivo formado por religiosos, artistas e estudiosos das culturas africanas, pela articulação, mobilização sócio-cultural pelo direito de expressão da fé negra. E em 2015 foi reconhecido com o Prêmio Jovens do Axé, na Câmara Municipal de São Paulo, em iniciativa do Programa Liberdade de Expressão.   
FLINK SAMPA 2015 - Memorial da América Latina - São Paulo (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664  - Ao lado do metrô Barra Funda ,São Paulo - SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário