26 de fevereiro de 2016

Santos recebe 15ª Procissão de Yemanjá no domingo (28/02)

Cada vez mais, Fevereiro é o Mês de Iemanjá!


Inspiradas na tradicional Festa de Iemanjá do Rio Vermelho, que há décadas acontece em Salvador todo 02 de fevereiro, centenas de celebrações nasceram pelo país em homenagem à Rainha dos mares, Mãe de todos os seres, ou como bem traduz seu nome original (Yemojá), do yorubá: Mãe cujo os filhos são peixes. É Iemanjá, a divindade africana mais famosa no Brasil que, pela luta de seus filhos e filhas, tem ganhado espaço e visibilidade nas cidades brasileiras.



No próximo domingo, 28 de fevereiro, milhares de fiéis se reunirão para a 15ª edição da Grande Procissão de Yemanjá.  Garantida no calendário turístico e cultural oficial do estado e da cidade de Santos, a Procissão tem como objetivo garantir a manifestação do povo das religiões de matriz africana e unir a Umbanda e Candomblé, em reverências à Iemanjá, "numa demonstração de força e união. Até porque, juntos somos mais fortes", pontua o Babalorixá Marcelo de Logun Edé, idealizador e organizador do evento.

Com concentração na ponta da praia, próximo ao Aquário de Santos, a Grande Procissão terá inicio com atividades artística e seguirá para o mar, onde acontecerá a Procissão Marítima e entrega das oferendas à  Iemanjá.


Segundo Babá Marcelo, a ideia é se reunir para passar também a mensagem de união e paz entre os povos, e comentou: "Agora, de uns anos pra cá, temos feito e falado sobre o inter-religioso, e isso é de suma importância. Teremos também representantes de outros seguimentos lá..."

Mais que celebração ritual, a Grande Procissão de Yemanjá é uma  importantes de afirmação da luta social do povo de Axé pelo direito à crença e liberdade de expressão da fé.  


"Esse manter das nossas tradições é de suma importância, pois fazemos parte de toda a história desse nosso país, trazendo nossas origens africana." Lembra Babá Marcelo que esse ano, contou com uma comissão organizadora formada por sacerdotes, representantes de movimentos artísticos, culturais e religiosos, além de uma mobilização nacional via redes sociais, com mensagens de diversos sacerdotes e sacerdotisas de terreiro de todo país. Clique no link para ver alguns depoimentos, entre eles o de Babá Pece, sacerdote da Casa de Oxumarê (Salvador), Egbomi Nice da Casa Branca do Engenho Velho (Salvador) Mãe Luisinha do Axé Batistini (São Bernardo), entre outros: https://www.facebook.com/procissaoyemanja/videos


A Grande Procissão de Yemanjá não é só um evento religioso, para religiosos. É também um espaço de confraternização e conscientização social. Você também pode se vestir de branco e somar nessa grande corrente. "É a compreensão de todos os religiosos que branco é universal, e é a representação da paz." Babá Marcelo relembrou e reforçou o convite. 

Serviço: 
Grande Procissão (Terrestre e Marítima) de Yemanjá de Santos 
Data: 28/02 às 14H 
Concentração na Ponta da Praia - próximo ao Aquário Santos


Matéria: Roger Cipó - Olhar de um Cipó 
Fotos: Acervo digital da Procissão de Yemanjá














Um comentário:

  1. Adorei a matéria realmente não é só um evento religioso e sim de confraternização entre todos, ponha o seu branco e venha somar em missão de Paz

    ResponderExcluir